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  • Mário Sanchez

Método Bates de Recuperação Visual

Nas edições de minha autoria usamos textos combinados de Harold M.Peppard, de Ralph J. MacFadyen, como exemplos e reunimos dados mais antigos de Yogues, nossa experiência de Alimentos e práticas em grupo exercícios pra saúde incluindo a visão e mais alguns pontos de ativação com massagens.


SOBRE O DR BATES


Provavelmente ele teve alguma leitura dos iogues indianos...

Há cerca de um século atrás, o oftalmologista americano William H. Bates desenvolveu exercícios e posturas mentais relacionadas à maneira correta de enxergar, o que foi denominado Método Bates. De acordo com seus ensinamentos, é preciso colocar atenção no que está vendo e também equilibrar as emoções, pois enxerga-se 90% através do cérebro e apenas 10% pelos olhos. Sendo o processo mental, é necessária muita atenção e fixação, mas com mobilidade, para evitar tensões. Segundo Dr. Bates, a capacidade de focar objetos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os oftalmologistas tradicionais, mas também pela ação de músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, consequentemente, do cristalino.

O método dele Funciona, como eu comprovei: é possível, de maneira surpreendente, melhorar a visão em questão de minutos com os exercícios do dr. Bates. Proporciona uma melhoria substancial da visão, o que jamais foi conseguido pelo uso de lentes. Permite conservar a visão e até mesmo reverter astigmatismo, miopia, hipermetropia, estrabismo etc., salvo quando há degeneração, infecção ou lesão no globo ocular.

Em 1919, Bates lançou o seu livro intitulado Visual Training, onde compartilhou os seus estudos e ensinou os seus exercícios. Porém, foi perseguido pela comunidade médica e tachado de charlatão, chegando a ser expulso do Conselho de Medicina Americano.

Eis alguns exercícios como ele ensinou:

– EMPALMAR: tudo começou com este exercício. O Dr. Bates tinha chegado do trabalho muito cansado; sentou-se em uma cadeira, descansou os cotovelos na mesa, colocou as palmas das mãos nos olhos e assim ficou durante um bom tempo; quando tirou a mão percebeu que estava enxergando com mais nitidez e foi assim que começou a fazer experiências até criar o método.

... Quanto mais escuro você perceber, maior o seu grau de relaxamento mental. Isso pode ocorrer em cinco ou dez minutos. Fique nesta posição bastante tempo; quanto mais melhor.

– ENSOLAR: habitue-se a todos os dias, logo cedo ou ao final da tarde, dirigir seus olhos fechados para o sol; quando suas pálpebras amornarem, faça um pequeno ou grande balanço com a cabeça para os lados, lentamente. Depois volta à posição inicial. Fazer intervalos onde deverá praticar o empalmar.

– PISCAR: pisque vagarosamente, muitas vezes durante o dia, muitas mesmo, quanto mais melhor. Este exercício tão simples é excelente para a visão porque é uma maneira de lubrificar a córnea que não tem vasos; este procedimento também é antisséptico. Pisque sempre sem apertar os olhos, mas com firmeza e lentamente. O máximo que puder, em todas as situações, pique: lendo, quando estiver no carro, cozinhando, esperando o elevador e em toda situação. Faça disto um hábito que é saudável.


Saiba mais em “Recupere e Conserve Seus Olhos” - 9ª Edição, Revisada e Ampliada.

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